Informações técnicas sobre bits de roteador

Escolha e uso de bits de roteador

Quase todo marceneiro já experimentou uma broca de roteador barata porque se sentiu tentado pelo preço baixo. Como diz o ditado, você recebe pelo que pagou. É importante saber que, embora os bits de roteadores de marcas diferentes possam parecer iguais, as diferenças importantes são impossíveis de serem vistas sem ferramentas de medição precisas e ampliação.

Por exemplo, a haste de um bit barato geralmente é subdimensionada devido à usinagem descuidada; isso pode fazer com que o bit deslize na pinça e estrague a peça de trabalho. Por outro lado, as brocas de roteador Amana são retificadas com precisão, não menos que 0,002" abaixo da dimensão da pinça (veja a foto abaixo). Isso garante que a pinça possa segurar firmemente a haste da broca.

Além disso, a Amana usa apenas carboneto da melhor qualidade em todas as suas brocas. As brocas baratas geralmente usam grãos de carboneto mais grossos que não mantêm a borda e podem até lascar durante o uso. Além disso, as pontas de metal duro das fresas Amana são mais grossas. Isso permite que a broca seja afiada várias vezes, o que aumenta muito a vida útil da ferramenta.

Finalmente, a qualidade da brasagem da Amana é inigualável. É a brasagem que fixa o metal duro ao corpo de aço. Durante a fabricação, a temperatura do processo de brasagem deve ser cuidadosamente controlada; se for muito fria, a adesão não ocorrerá; se for muito quente, o metal duro pode ser danificado. A Amana Tool usa um processo de brasagem sofisticado e altamente técnico que garante que você receberá a broca de roteador da mais alta qualidade disponível.

Investir em uma mesa de roteador

Ao examinar cuidadosamente as páginas deste catálogo, você perceberá que muitos bits são grandes demais para serem usados em roteadores portáteis. Ao examinar atentamente as páginas deste site, você perceberá que muitos bits são grandes demais para serem usados em roteadores manuais. Eles são indicados pelo texto na descrição da página, Use in a table-mounted router. Não para uso em uma tupia portátil! Inverter a tupia e montá-la sob uma mesa a transforma em um mini shaper de madeira e permite criar uma variedade maior de perfis do que nunca.

Por exemplo, fazer portas de armários com painéis em relevo é algo que pode ser feito com a tupia e que só é possível quando montada em uma mesa. Clique aqui e dê uma olhada na variedade de conjuntos de trilhos e longarinas da Amana.

Uma mesa de tupia torna a tupia mais segura e mais limpa, pois você pode anexar uma proteção e um coletor de pó à cerca.

Você não precisa gastar todo o seu orçamento para trabalhar com madeira em uma mesa de tupia; na verdade, você pode fazer a sua própria mesa.

Escolha de um tamanho de bit

Observe que muitas brocas de roteador estão disponíveis em tamanhos de haste de 1/4" e 1/2". Sempre que possível, é melhor escolher o tamanho de haste maior. As hastes de bits de 1/2" são substancialmente mais resistentes e menos propensas a quebrar do que uma haste menor. De fato, uma haste de 1/2" tem quase quatro vezes a área de superfície de uma haste de 1/4". No entanto, os bits com haste de 1/4" costumam ser ideais para uso em roteadores pequenos do tipo laminado ao fazer pequenos cortes, e é por isso que os oferecemos.

Os bits retos e os bits de corte rente estão disponíveis em uma variedade de comprimentos. Embora às vezes sejam necessárias bordas de corte mais longas, é melhor usar o menor comprimento possível para evitar a deflexão e a vibração da broca.

 

Tipos de bits de roteador

Folhear as páginas deste catálogo pode ser confuso em um primeiro momento devido às muitas opções de bits. É útil entender primeiro o tipo de bit que você precisa. Os bits de roteador são classificados de acordo com o tipo de corte que fazem.

Bits de perfil

Esses são os bits que permitem que você crie belas molduras personalizadas para móveis, armários e acabamentos para sua casa. Ogees decorativas, coves, beads e chanfros são apenas alguns dos muitos bits de perfil que você encontrará nestas páginas. Muitos perfis estão disponíveis em vários tamanhos. Misturar e combinar os tamanhos e perfis permite que você crie praticamente qualquer moldura que possa imaginar para aquele projeto especial de marcenaria.

Ao escolher uma broca de perfil, lembre-se de que o perfil da madeira é oposto ao perfil da broca. A Amana facilita a seleção do bit de perfil correto, fornecendo uma ilustração da madeira adjacente a cada perfil de bit. E, para facilitar ainda mais, as ilustrações são em escala real e estão disponíveis para impressão on-line em www.amanatool.com (itens limitados no momento).

Ranhuras e retas

Você pode se perguntar: "Os bits de fenda e retos não fazem a mesma coisa?" Sim, mas cada um faz isso de forma diferente. Os bits de fenda cortam paralelamente à base da tupia; os bits retos cortam perpendicularmente à base da tupia. Por exemplo, se você estiver cortando uma ranhura em um trilho de porta em arco para aceitar o painel curvo, precisará de uma broca de fenda com um rolamento de guia. Uma broca reta não funcionará para essa aplicação, e uma broca de fenda não alcançará o corte dos dardos para aceitar as prateleiras em uma estante de livros. Você precisará de uma broca reta para isso.

As brocas de fenda e as retas são algumas das brocas de roteador mais úteis que um marceneiro pode ter, por isso é importante ter uma variedade em sua gaveta de brocas.

A Amana oferece uma ampla variedade, incluindo o inovador cortador de fenda Amana E-Z Dial Slot Cutter, que economiza tempo, em dois tamanhos. Basta girar o seletor e cortar uma infinidade de fendas com apenas uma broca. Dê uma olhada nessa broca aqui.

Bits de marcenaria

Hoje em dia, você pode cortar marcenaria fina com a tupia e a broca certa. A Amana oferece bits para cortar encaixes, finger joints, box joint, lock miter de 45 graus e até mesmo o consagrado rabo de andorinha.

Bits combinados

As brocas combinadas são fornecidas em pares para o corte de juntas de encaixe, como perfis tongue-and-groove e stile-and-rail para a fabricação de portas de armários. Confira os populares conjuntos de bits InStile-and-Rail aqui. Esses bits exclusivos se ajustam para um encaixe preciso com a madeira compensada de tamanho menor que a atual.

Flush Trim e bits de padrão

Esses bits de roteador aumentam a produção talvez mais do que qualquer outro tipo de bit. À primeira vista, os bits de corte nivelados parecem um bit reto. No entanto, uma broca de corte nivelada tem um rolamento de guia na extremidade. Os bits de padrão têm um rolamento na haste. Ambos os projetos seguem um modelo ou padrão para criar uma duplicata perfeita (FOTO 4). Portanto, se estiver fazendo duas ou duzentas peças do mesmo item, você vai querer uma dessas brocas versáteis.

Para obter um acabamento superliso em grãos difíceis, experimente uma broca de corte rente em espiral.

 

Bits para roteadores CNC

Alguns bits deste catálogo foram projetados especificamente para uso em roteadores com controle numérico computadorizado (CNC) e não devem ser usados em roteadores manuais ou montados em mesas.

Bits de plástico e alumínio

Esses bits são projetados especificamente para uso em setores que cortam plástico e alumínio.

In-Tech

Para maior economia, dê uma olhada nos bits Amana In-Tech aqui. Esses bits usam pastilhas de carboneto sólido que mantêm uma borda até quatro vezes mais longa do que os bits brasados (FOTO 5). Não há necessidade de afiar esses bits, basta substituir as pastilhas e você estará de volta à produção. Como não há necessidade de afiar esses bits exclusivos, o perfil é consistente quando as pastilhas são substituídas.

Os bits Amana In-Tech estão disponíveis em uma variedade de perfis decorativos, bem como bits para corte de flush e rabbeting.

 

Usando os bits de roteador da Amana Tool

Abaixo estão algumas diretrizes úteis para otimizar suas brocas de roteador.

  1. Antes de ligar a energia, planeje como guiará o corte. Muitos bits de roteador têm um rolamento guia na extremidade que guiará o bit por um caminho curvo ou reto de sua escolha. Entretanto, algumas brocas, como as retas, exigem uma cerca ou bucha para guiar o corte.
  2. Antes de montar uma broca de tupia na tupia , certifique-se de que a tupia esteja desconectada da energia. Para uma montagem adequada, prenda a broca da tupia na pinça da tupia inserindo a haste até a profundidade correta, marcada claramente pela marca a laser "K".
  3. Tome cuidado para não danificar o metal duro. Ao montar a broca, não permita que a broca entre em contato com as chaves de pinça de aço ou com os anéis na placa da mesa do roteador. O impacto repentino com uma superfície dura pode danificar as pontas de metal duro.
  4. Mantenha o bit limpo e afiado. É uma boa prática limpar periodicamente os resíduos das superfícies do bit com um limpador de ferramentas comercial. A resistência excessiva ao avanço ou um acabamento áspero na peça de trabalho são sinais de que o bit está cego. Antes que o bit chegue a esse ponto, envie-o para uma oficina de retífica de boa reputação para ser afiado. A afiação periódica prolonga a vida útil do bit porque menos carboneto é removido para restaurar a afiação da borda. Nunca tente afiar ou retificar um bit por conta própria, pois você estragará a geometria complexa.
  5. Armazene seus bits adequadamente. As brocas de roteador são um investimento em marcenaria que durará muitos anos com limpeza, afiação e armazenamento adequado. Nunca jogue os bits em uma gaveta e permita que eles entrem em contato com outros bits ou ferramentas de roteador.
  6. Use a velocidade de avanço adequada. Não há uma velocidade de avanço definida ao usar uma tupia, mas com um pouco de prática você saberá quando está alimentando a tupia ou a peça de trabalho na velocidade ideal. Alguns marceneiros podem alimentar a peça de trabalho muito lentamente por hábito. Isso faz com que a broca superaqueça e danifique a peça de trabalho. O calor excessivo também reduz drasticamente a vida útil do metal duro. Por outro lado, a alimentação muito rápida pode deixar a superfície áspera e com aspecto de tábua de lavar. Se a tupia estiver atolando, isso geralmente é uma indicação de que ela está sobrecarregada por uma taxa de alimentação muito rápida. Para ter uma ideia da melhor taxa de alimentação, ouça a tupia, observe a superfície da madeira e examine os cavacos ou resíduos produzidos. Quando a alimentação estiver na velocidade ideal, a tupia deverá estar funcionando suavemente, sem tensão, a superfície da peça de trabalho deverá estar lisa e sem queimaduras ou descoloração, e a broca deverá estar criando pequenos cavacos em vez de quantidades excessivas de poeira fina.
  7. Combine a velocidade da tupia com o diâmetro da broca. A maioria das tupias atuais possui motores de velocidade variável. Com o clique de um interruptor ou o giro de um botão, a velocidade pode ser facilmente ajustada para corresponder ao diâmetro da broca. As brocas grandes têm uma velocidade de borda mais alta do que as brocas de diâmetro pequeno quando operadas na mesma RPM. A execução de um bit de levantamento de painel grande em uma RPM alta superaquecerá o bit e a peça de trabalho. Por outro lado, um bit reto de 1/4" de diâmetro precisará de uma RPM mais alta para cortar suavemente.

Roteamento com segurança

Seguir algumas diretrizes de segurança lhe proporcionará uma experiência segura, produtiva e agradável com sua tupia e suas brocas.

  1. Roteamento com segurançaNunca suba no corte. Sempre avance contra a rotação da broca. Isso às vezes pode ser confuso e a direção depende do fato de você estar roteando com a mão o perímetro de uma peça de trabalho, o interior de uma peça de trabalho ou usando a tupia em uma mesa (veja o desenho). Por exemplo:

    • Ao rotear manualmente o perímetro externo de uma peça de trabalho, como a borda de um tampo de mesa, empurre a tupia no sentido anti-horário.
    • Ao rotear manualmente o interior de uma peça de trabalho, como uma abertura ou um recorte, empurre a tupia no sentido horário.
    • Ao usar uma tupia montada na mesa, sempre empurre o material da direita para a esquerda.
  2. Use proteção para os olhos. Esse é um bom conselho ao usar qualquer ferramenta elétrica.
  3. Use proteção auditiva. O uso prolongado de ferramentas elétricas, especialmente roteadores, sem o uso de proteção auditiva resulta em perda auditiva. Atualmente, é mais fácil do que nunca encontrar uma proteção auditiva confortável, leve e eficaz.
  4. Nunca inicie a tupia com a broca em contato com a peça de trabalho. Em vez disso, permita que a tupia desenvolva velocidade total antes de iniciar o corte.
  5. Nunca use uma broca grande em uma tupia manual. Em vez disso, monte a tupia em uma mesa.
  6. Não tente rotear uma peça de trabalho pequena. Por exemplo, se estiver fazendo uma tira de moldagem de acabamento estreita, molde uma tábua mais larga e, em seguida, rasgue a moldagem. O material mais largo acrescenta a massa necessária e fornece uma área de superfície maior para segurar a peça de trabalho.
  7. Não corte o cabo de alimentação. Parece óbvio, mas ao usar um roteador portátil, mantenha o cabo fora do caminho do roteador.
  8. Utilize empurradores. Ao usar uma tupia montada em uma mesa, use empurradores em material estreito para distanciar suas mãos da broca giratória.
  9. Use uma proteção. Monte uma proteção na cerca da mesa do roteador acima do bit. Se a mesa do roteador não tiver uma proteção, compre uma proteção de reposição ou faça uma proteção.
  10. Use pranchas de penas. Sempre que possível, use pranchas de penas para ajudar a segurar o material.

Terminologia da ferramenta do roteador

O diâmetro de corte ("D") refere-se ao maior diâmetro de corte da ferramenta e é representado em frações, decimais e/ou milímetros.

Terminologia da ferramenta do roteador

O comprimento de corte ("B" ou "C") refere-se ao comprimento ou à "profundidade" da aresta de corte. Essa dimensão geralmente representa a borda/comprimento de corte paralelo ao comprimento da haste. Representado em frações e/ou milímetros.

O diâmetro da haste ("d") refere-se ao maior diâmetro da haste e é equivalente ao diâmetro interno do coletor da tupia necessário para usar a ferramenta. Essa dimensão é representada em frações.

O comprimento total ("L") refere-se ao comprimento total de uma broca de roteador, desde a parte superior da haste até a parte inferior da ferramenta em seu ponto mais distante. Essa dimensão é representada em frações e/ou milímetros.

O raio ("R") da borda de uma ferramenta de corte refere-se à metade do diâmetro de um círculo completo e é mostrado em frações e/ou milímetros.

Ângulo chanfrado ('aº') refere-se ao ângulo formado entre a borda da ferramenta de corte e uma linha reta traçada paralela ou perpendicularmente ao comprimento da haste, e é medido em graus.

O ângulo de inclinação ("T") refere-se ao ângulo (ou "gancho") da ponta da ferramenta de corte em relação a uma linha reta perpendicular ao centro da ferramenta. Essa dimensão é medida em graus.

Terminologia da ferramenta do roteador

A folga radial primária ("P") refere-se à retificação de alívio na ponta da ferramenta e é medida em graus.

A segunda folga radial ("O") refere-se à combinação da retificação em relevo da folga primária e da folga retificada no corpo da ferramenta. Essa dimensão é medida em graus.

A folga de penetração ("S") refere-se ao ângulo formado entre a borda da ferramenta de corte e uma linha reta traçada perpendicularmente à haste da ferramenta, e é medida em graus. Esse ângulo permite a penetração gradual no material.

O diâmetro da alma ("N") refere-se à espessura do corpo de aço retificado da ferramenta, incluindo a área do calcanhar ("M"). A alma deve ter a espessura adequada para suportar aplicações de roteamento industrial.